ETF (s)

 

O que são ETF (s)?

Como e onde comprar?

 

o que é um ETF


No mundo dos investimentos existem vários ativos, talvém um dos mais conhecidos sejam as ações de empresas, porém  existem diversos outros e vale a pena entender cada um e ver qual faz melhor sentido para investir de acordo com o perfil do investidor.  deles é o ETF.

Entre tantos outros existe o ETF (Exchange-Traded Fund) é um fundo de investimento que é negociado na bolsa de valores, como qualquer outro ativo financeiro. Para você entender o quanto esses investimentos são importantes , segue o exemplo verídico a seguir:

BOVA11 (um ETF): valorizou-se 200% desde o lançamento em 2009 até o final de 2022.

Ao contrário de outros fundos de investimento, os ETFs são criados para replicar o desempenho de um índice de mercado ou de um setor específico, de modo que a medida que o índice valoriza , o ativo em questão também valoriza , porém ao ter desvalorização é de igual forma replicado no ETF.

 Isso significa que ao investir em um ETF, o investidor obtém uma cesta de ativos que segue o desempenho do índice selecionado. Por exemplo, um ETF que segue o índice S&P 500, Ibovespa, small caps, etc,  replicará o desempenho do seu índice.

Uma vantagem desse tipo de investimento é que eles possuem baixos custos de administração e aquisição, uma vezes que é possível comprar apenas uma cota.

Um ETF pode investir em ações, títulos, moedas, metais preciosos, commodities, imóveis e muito mais. Isso significa que o investidor pode obter exposição a diversos ativos em um único investimento, por Exemplo o ativo que replica o Ibovespa possui diversas ações de empresas com proporções diferentes da mesma forma que é composto o índice, desse modo há muita diversificação nesse tipo de investimento.

Além disso, os ETFs são altamente líquidos, permitindo ao investidor comprar ou vender suas cotas a qualquer momento durante o horário de negociação da bolsa. Isso significa que os investidores podem resgatar seu dinheiro a qualquer momento.

 Assim como ações e FIIS , os (Exchange-Traded Fund) possuem códigos para serem negociados na Bolsa de valores B3, e normalmente são compostos por quatro letras seguidas do numero 11 , salvo poucas exceções.

A seguir vemos alguns exemplos bem conhecidos:

 

BOVA11 (ETF que replica o índice IBOVESPA)

SMAL11 (ETF que replica o índice de Small caps)

IVVB11 (ETF que replica o Índice S & P 500)

        

Como ganhar dinheiro com ETF?

Basicamente a foram de ganhar dinheiro com ETF(s) é através da valorização da cota, ou seja, comprar uma cota a um valor e vende-la outro valor superior. Contudo há ETF(s) que possuem ações que pagam dividendos, essa renda passiva vai para o administrador do Ativo que adquire novas ações que compõe o ETF, dessa forma há uma valorização do Fundo e consequentemente das cotas.

 

 

Imposto de Renda dos ETF (s)

ETFs, não recebem a isenção de IR para quem realiza vendas na bolsa de valores em valor até R$ 20 mil mensais, esse é um benefício disponível apenas para quem negocia ações diretamente.

 Embora os ETFs sejam fundos, o recolhimento do Imposto de Renda no caso dos produtos de renda variável não acontece na fonte, sendo assim responsabilidade do investidor calcular o valor do tributo devido em caso de ganhos no momento da venda das cotas e realizar o pagamento por meio de um Documento de Arrecadação da Receita Federal (DARF) até o último dia útil do mês seguinte à operação.

Já nos ETFs de renda fixa, o imposto de 15% é retido na fonte, com recolhimento pela corretora intermediadora.


Se esse post lhe ajudou , compartilhe e deixe um comentário, ajuda muito na divulgação do blog

Controle e Gestão das Finanças pessoais   Uma pesquisa contida no livro "O milagre da manha" revela que a cada 100 pessoas, apenas...