Recuperador de Solvente - (Solvent Recovery)

 

Recuperador de Solvente
(Tecnologia – Donal Carbon)

  Devido a degradação do meio ambiente, em especial a atmosfera terrestre, temos evidenciado mudanças climáticas terríveis. Segundo um estudo realizado por pesquisadores da universidade da Carolina do norte, em Chapel Hill, Estados Unidos, e publicado na revista “Natura Climate Change”, caso não sejam contidas as mudanças climáticas, estima-se que haverá cerca de 260 mil mortes devido esse problema até 2100.[1]

 Devido esse fator e a melhora na eficiência do processo produtivo, através da redução de custo da matéria prima, o Recuperador de solvente (solvente recovery) é um grande aliado no processo fabril de embalagens e outras manufaturas que utilizam voláteis, tendo uma recuperação de solvente superior a 90% do que ingressa na planta.

 Existem alguns modelos e fabricantes de sistemas de recuperação de solvente, nesse post vou me atentar ao fabricado pela empresa italiana Donal Carbon, aplicado em uma indústria de embalagens flexíveis, pois é o sistema ao qual possuo alguns anos de experiencia.

Processo Geral

 Para a fabricação de embalagens, é utilizado no processo de impressão e laminação grande quantidade de solvente, o qual em sua maioria é acetato de Etila.

 Como esperado, quase todo o solvente no processo de fabricação de embalagens é evaporado, e através de dutos de captação, esses voláteis são direcionados ao Recuperador de solvente em forma gasosa.

 Ao chegar a planta de Recuperação (solvente recovery), o solvente ainda em forma gasosa é armazenado e processado através de 4 processos (Adsorção, Regeneração, Desidratação e Destilação) resultando assim em um solvente em forma liquida, purificado e separado, pronto para retornar ao processo fabril de embalagem novamente.

 

Explicação dos processos separadamente:

 Como dito anteriormente, o Recupero, ou Recuperador de solvente, é composto basicamente de 4 processos para recuperação de solvente e torna-se importante entender cada um deles, como segue:

1-    Adsorção

Essa é a primeira fase do processo de recuperação de solvente, consiste através de um exaustor potente succionar os vapores gerados pelas máquinas no processo fabril (Impressoras Flexo/ Rotogravura e Laminadoras). Esses solventes adsorvidos passam por um filtro de partículas solidas para eliminar qualquer contaminante solido e de igual modo por um trocador de calor, que resfria os gases a uma temperatura menor que 55°C e esse vapor é direcionado a Adsorvedores (no mínimo 3) que são dispostos paralelamente com um “recheio” especial de carvão ativado, preparado física e quimicamente para reter as moléculas de solvente. Dessa forma, a maior parte do solvente é retido no carvão ativado, que funcionará como um “filtro esponja”, e sairá pela chaminé do Recuperador de solvente um ar praticamente limpo.

 

2-    Regeneração

A segunda fase do Recuperador de solvente (solvent recovery) consiste em separar um dos Adsorvedores que esta com grande quantidade de solvente retido em seu interior, e iniciar o processo de regeneração, onde através de nitrogênio aquecido é sequestrado o volátil ainda em forma gasosa do carvão e conduzido a um trocador de calor (que chega a trabalhar com -12°C), o qual irá condensar o solvente em forma liquida, gerando o primeiro liquido da planta , o Solvente hidratado, que é composto por todos os solvente direcionados ao Recupero, a saber (acetato, álcool, demais aditivos de tinta) juntamente com grande quantidade de água (Normalmente inferior a 2%), decorrente da humidade do ar.

 

3-    Desidratação

A terceira fase do Recupero (solvente recovery) é a desidratação, onde direciona-se o solvente hidratado até a peneira molecular, equipamento o qual possui esferas trabalhadas física e quimicamente para reter as moléculas de água, dessa forma, de todos os componentes contidos no solvente hidratado, a saber (Acetato, álcool, aditivos de tinta e água), é retido a água, e proporcionando que apenas o solvente desidratado conduza para o processo final.

 

4-    Destilação

A quarta e última fase do Recuperador de solvente, tem como finalidade separar cada componente do solvente desidratado e torna-los dentro de suas especificações técnica de qualidade, para retornarem ao processo fabril.

 Dessa forma, utilizando colunas de destilação, especificamente 3 colunas, através de pressão e temperatura é fracionado cada item, sendo retirado na primeira coluna os solventes pesados, os quais vão para o tanque de resíduo (Solventes que não são reutilizados no processo de embalagem, mas que podem ser vendidos a indústrias específicas). Na segunda coluna é separado o acetato de etila, e por fim na terceira coluna é separado o Álcool.

 Dessa forma os solventes estão prontos para retornar ao processo de fabricação de embalagem, dentro de suas especificações técnicas.


Palavras chaves: recupero, recuperador de solvente, solvent recovery, Leandro Roberto Piccini , Donal Carbon , carvão ativado, processo, fabricação de embalagens, solventes, volateis, natureza, economia, VOC,meio ambiente, 

[1] https://g1.globo.com/natureza/noticia/estudo-calcula-que-mudancas-climaticas-causarao-60-mil-mortes-em-2030.ghtml

Link 1

Link 2

Link 3

Se esse post lhe ajudou , compartilhe e deixe um comentário, ajuda muito na divulgação do blog


Controle e Gestão das Finanças pessoais   Uma pesquisa contida no livro "O milagre da manha" revela que a cada 100 pessoas, apenas...