Sistema Lean de gestão , O que é ? como aplicar ?

 

O que é o Lean?


Lean é uma filosofia de gestão, uma maneira de fazer gestão, baseadas em práticas e resultados do Sistema Toyota de produção.

Qual a missão do Lean?

Busca melhorar a entrega de valor para os clientes através da eliminação dos desperdícios, consumindo o mínimo de recursos e utilizando ao máximo A habilidades e conhecimentos das pessoas envolvidas com o trabalho.

Quais os benefícios da aplicação do Lean?

 Essa filosofia traz ganhos diretos de produtividade, aumento de engajamento das equipes e maximiza a entrega de valor para o cliente.

Histórico

A Toyota era capaz de produzir alta variedade de produtos com baixos volumes, investimentos reduzidos e alto padrões de qualidade. Para isso, utilizava metade do espaço, do esforço humano, dos ativos fixos, do tempo para desenvolver novos produtos, dos defeitos e dos estoques.

Tudo começou após a 2ª Guerra Mundial, como sabemos o Japão perdeu a guerra, estava devastado e precisava se recuperar. A Toyota Motor Corporation, recém-fundada, queria produzir automóveis e contribuir para a evolução do país como estava acontecendo nos Estados Unidos. Contudo, eles não possuíam os mesmos recursos do pais concorrente e não poderiam trabalhar da mesma forma, produção em massa e grandes estoques de matéria-prima e carros, pois para isso necessitaria de pátios enormes e um alto investimento.

 Devido a limitação os japoneses tiveram que se reinventar, produzir carros mas sem necessitar de Altos estoques, com um fluxo de caixa constante devido o desafio financeiro e deveria atender as diversas demandas, ai surgiu o (Sistema Toyota de Produção) que anos depois ganhou o nome de Lean que significa (Enxuto), pois reduz (Quantidade) , (Custo) e (Tempo).

Como aplicar o Lean?

1-    Apresentar a mudança e os benefícios a todos os colaboradores

É preciso que todos comprem a ideia de implantar o Lean, é fundamental que toda empresa esteja engajada para eliminar os desperdícios.

2-    Desenhe todo o seu processo de produção / Prestação de serviço

È importante entender claramente como funciona toda a empresa, inclusive os pequenos detalhes e micro processos, inclusive lá é onde pode esta as grandes oportunidades de melhoria.

3-    Especifique qual o (Valor para o Cliente)

A metodologia prega que tudo que não é percebido como valor para o cliente deve ser eliminado, pois assim evita desperdício. Por exemplo, ao invés de envia a matéria prima ao galpão de estoque, por que não enviar direto para o galpão de produção? Assim reduz tempo de processo e diminui o espaço necessário.

4-    Identifique o FLUXO DE VALOR

Com o fluxo de processo em mãos, identifique agora qual o o novo fluxo que pode ser criado baseado no (Valor para o cliente).

5-    Procure manter um fluxo contínuo

Ao aplicar o Fluxo de valor, ajuste-o para se tornar natural para os colaboradores, criando assim um (fluxo contínuo). Envolva todos do processo e peça para que deem sugestões de melhorias, afinal eles estão ali todos os dias e conhecem os detalhes melhor doque ninguém.

6-    Tenha uma produção Puxada

Produza conforme a necessidade do cliente, isso evita grandes estoques, e alto volume de produto pronto, ou seja, dinheiro para e necessidade de investir mais dinheiro.

7-    Melhore sempre e busque a perfeição

Melhore continuamente, procure produzir produtos a prova de erros e processos sem desperdícios, o Lean não é algo que você faz uma vez e acaba, deve ser feito continuamente.


8 tipos de desperdícios a serem atacados

 A ideia principal desse modo de trabalho é reduzir desperdícios ao longo de todo o processo da organização. Foi definido 8 tipos de desperdícios que podem ser evitados.

1-    Espera: É quando você tem o desperdício de tempo por esperar. Por exemplo, espera de um equipamento estar pronto para produzir pois precisa aquecer, esperar de peça chegar de um determinado processo, espera por informações, etc.

2-    Defeito: É quando temos desperdício devido defeitos gerados. Por exemplo um produto que deve ser retrabalhado ou descartado pois saiu com defeito.

3-    Transporte: Esse desperdício pode ocorrer por problemas no layout da organização, um exemplo pode ser a movimentação desnecessária de lotes de produtos de um lado para o outro, de setor em setor.

4-    Movimentação: É quando temos desperdício de material ou humano devido movimentações desnecessárias. Por exemplo uma linha de montagem onde há uma pequena etapa desnecessária realizada por um colaborador, ou até uma atividade que poderia ser simplesmente feita de forma automática por uma maquina ou sistema mas hoje é feita por uma pessoa.

5-    Excesso de estoque: Esse desperdício acontece por exemplo quando a empresa trabalha em ritmo de produção (Empurrada) , e acaba acumulando grandes estoques de produtos. O ideal é trabalhar em modo de produção (puxada) reduzindo o mínimo possível do estoque, pois produto e matéria prima estocados são dinheiro parado.

6-    Excesso de produto final: É quando você produz mais do que a necessidade do seu cliente e acaba gerando desperdício por isso.

7-    Mau ou super processamento: Desperdício por excesso de processos desnecessários. Imagine que para produzir uma peça você precise passar em mais um processo de revisão devido o fornecedor está enviando a matéria prima com problema, nesse caso você está gerando um processo a mais que poderia ser evitado, ou até mesmo por falta de padronização ou de conhecimento do (valor para o cliente) está sendo feito processos desnecessários.

8-    Intelectual: É quando você desperdiça seu potencial intelectual, pode ser habilidades de pessoal não aproveitada. Poderia sitar aqui também, quando é comprado um equipamento com muitas funções, mas poucas são realmente utilizadas.


Video explicativo 



Controle e Gestão das Finanças pessoais   Uma pesquisa contida no livro "O milagre da manha" revela que a cada 100 pessoas, apenas...