Finanças Pessoais

Controle e Gestão das
Finanças pessoais


 Uma pesquisa contida no livro "O milagre da manha" revela que a cada 100 pessoas, apenas 5 se dão bem financeiramente falando no futuro, essa pesquisa foi feita acompanhando cem pessoas desde o inicio de suas carreiras profissionais até o período em que deveriam se aposentar.

 Esse é um dado alarmante, porém muito simples de se notar, principalmente no Brasil onde não se ensina sobre finanças no colégio e uma grande minoria  da população sabe sobre investimento e empreendedorismo.

um teste da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostrou que apenas 3 em cada 10 brasileiros conseguem responder a uma pergunta sobre juros compostos.

 Como consequência da falta de informação e de mãos hábitos recentemente batemos o recorde de pessoas endividadas no nosso pais, onde a cada 10 pessoas , praticamente 8 estão endividadas.

 A má gestão financeira pessoal é uma das grandes responsáveis por isso, uma vês que quando mal gerida a vida financeira pode ir de mal a pior, se enrolando com o cartão de credito, financiamento do carro, celular, imóvel ou até através de empréstimos os quais são oferecidos constantemente , principalmente os consignados.

 Ser prospero, possuir riquezas muitas vezes necessita de algumas ações, mas sem duvida uma das primordiais é organizar a vida financeira pessoal.

 Para prosperar é necessário sair da corrida dos ratos mencionada no livro Pai Rico pai pobre e começar a fazer o dinheiro trabalhar para você , contudo um passo antes disso consiste em gerenciar bem as finanças a fim de gastar menos doque se recebe , fazendo assim sobrar mais dinheiro que deverá ser usado para adquirir mais ativos que gerarão mais dinheiro.

 Então aqui quero me atentar a esse primeiro passo que é ( Gerenciar as finanças pessoais ).

 Se eu lhe perguntar hoje as seguintes perguntas, saberia me responder ?

1- Quanto você ganhar liquido todo mês ?

2- Qual seu custo de vida mensal ?

3- Qual a média de seus gastos variáveis no Mês?

4- Do seu dinheiro quanto sobra todos os meses para ser investido ? (Se é que sobra)

5- Qual o seu valor de reserva de emergência ?


Caso você não tenha resposta para essas simples perguntas significa que suas finanças não estão sendo bem gerenciadas  você tem uma forte tendencia de estar entre os 95% não bem sucedidos da pesquisa citada no inicio do post.

 Mas vamos mudar essa trajetória a partir de agora!

Vamos por parte:

1- Controlar entradas e saídas de dinheiro

 A primeira parte da nossa mudança para o sucesso financeiro é começar a controlar as entradas e saídas de dinheiro na nossa conta. 

 De forma simples você vai anotar Todos os valores recebido e Todos gastos, a fim de calcular o quanto recebe e quanto gasta todos os meses.

Segue um Modelo simples para fazer esse controle :





Para melhor compreensão , veja um exemplo de preenchimento:



Repare que temos os registros de (Ganhos), de (Gastos fixos) que são todos aqueles que se repetem durante os meses, "faça chuva ou faça sol", como por exemplo , conta de água, Luz, Internet, gastos com mercado , etc. 

 Por fim temos os (Gastos aleatórios) que são aqueles que podem ou não ocorrer durante o mês , como exemplo a compra de uma pizza, a ida ao shopping ou cabelereiro , a compra de uma roupa , etc.


Fazendo essas anotações, conseguimos responderemos as 4 primeiras perguntas efetuados anteriormente:

1- Quanto você ganhar liquido todo mês ?

2- Qual seu custo de vida mensal ?

3- Qual a média de seus gastos variáveis no Mês?

4- Do seu dinheiro, quanto sobra todos os meses para ser investido ? (Se é que sobra)


Agora falta Responder a ultima, (Qual o seu valor de reserva de emergência ?).

 Reserva de emergência seria o valor necessário para você usar em casos de emergência , evitando que você pegue dinheiro emprestado a juros altos, que estoure o limite do cartão ou que entre no cheque especial, que possa se sustentar caso algum imprevisto aconteça como ficar desempregado ou impossibilitado de trabalhar por algum motivo de força maior.

 Um bom exemplo (Se é que podemos chamar de bom) que demonstrou a necessidade de todos terem uma reserva de emergência, foi o período pandêmico mundial que vivemos com a COVID 19, onde muitas pessoas perderam seus empregos e empreendimentos foram obrigados a permanecer fechados, de modo que essas pessoas ficaram totalmente sem renda, precisando de socorro das instituições financeiras (Bancos), do governo ou amigos e familiares.

 Por via de regra, a reserva de emergência deve ser o suficiente para você se mante por pelo menos (o mínimo) 6 meses sem remuneração alguma, mantendo seu padrão de vida atual.

Exemplo:

 Caso uma família tenha um gasto mensal de R$2.000,00 para sobreviver pagando suas dividas, ela necessitará de R$ 12.000,00  para sobreviver por 6 meses sem a necessidade de ajuda financeira, por tanto, esse deve ser o valor poupado e guardado para emergência.

E onde deve ser guardado esse dinheiro da reserva de emergência ?

 Em uma aplicação de BAIXO RISCO e que possibilite RESGATE IMEDIATO , ou seja ALTA LIQUIDEZ, pois esse valor pode ser solicitado a qualquer momento, afinal ninguém sabe quando surgirá uma emergência.

Para facilitar o entendimento segue alguns exemplos :

- CDB com liquidez diária e rentabilidade igual ou superior a 100% do CDI

- Conta digital remunerada (Maior ou igual a 100% do CDI) de instituição confiável

- Tesouro SELIC


Se esse post lhe ajudou , compartilhe e deixe um comentário, ajuda muito na divulgação do blog







Controle e Gestão das Finanças pessoais   Uma pesquisa contida no livro "O milagre da manha" revela que a cada 100 pessoas, apenas...