O que são Fundos imobiliários ? Onde , como comprar ?

 

O que são fundos Imobiliários (FII)?

Como e onde comprar?

Fundo imobiliario - FII

Os Fundos de Investimento Imobiliários (FIIs) são uma forma de investimento para quem deseja ter uma participação em um portfólio de imóveis de alto valor.

 Os FIIs têm se tornado cada vez mais populares entre os investidores devido a sua capacidade de oferecer um retorno estável e a diversificação de ativos, além de estar relaciona a um item muito querido pelos investidores brasileiros, imóveis.

 Os fundos de investimentos imobiliários são constituídos por cotas que são emitidas por uma companhia de investimento e compradas por investidores, o montante arrecadado com a venda das cotas é usado para adquirir imóveis ou algo relacionado a imóveis, como cartas de créditos imobiliários, e esses são gerenciados por uma administração profissional.  De forma simplificada, ao adquirir uma cota do fundo imobiliário, seria como você estar adquirindo um pedacinho do imóvel daquele fundo ou parte daquele contrato de empréstimo imobiliário.

Os FIIS são divididos em diversas classes, lajes corporativas, galpões logísticos, shoppings, entre outros.

. Os rendimentos dos fundos imobiliários são distribuídos entre os cotistas, com base na quantidade de cotas que possuem. A principal vantagem dos FIIs são que eles permitem que os investidores obtenham exposição aos imóveis sem ter que assumir o risco de possuir um imóvel individualmente. Além disso, permitem que os investidores diversifiquem seus investimentos, pois eles são normalmente formados por vários imóveis ou contratos.

Outra vantagem dos FIIs é que eles oferecem aos investidores a possibilidade de obter rendimentos passivos, com apenas 1 cota já é possível gerar renda passiva, diferente de um imóvel físico, onde você precisa comprá-lo por completo para depois poder alugá-lo. Outra grande vantagem é que os investidores não precisam se preocupar com a administração do imóvel ou a obtenção de inquilinos, isso é feito pela administração do fundo.

 Os FIIs também oferecem aos investidores a oportunidade de obter retornos acima da média devido ao fato de que os imóveis normalmente têm um valor de mercado maior do que o valor de compra, desse modo, os investidores podem obter um retorno significativo quando os imóveis são vendidos.

Assim como as ações, os fundos de investimento imobiliário são negociados na bolsa de valores B3, e para acessar as negociações é preciso utilizar a plataforma de alguma corretora de valor, porém hoje esse processo é simples e não precisa de nenhum profissional intermediando essa atividade.

Os fundos imobiliários para serem identificados no mercado de ativos possuem códigos, esses são compostos por quatro letras seguidas do número 11, onde as letras identificam o FII em si e o número 11 remete ao mercado de fundos de investimentos imobiliários, a seguir é possível visualizar dois exemplos de códigos existentes atualmente:

VILG11

VISC11

 

Existem alguns riscos associados aos fundos imobiliários, por exemplo, o fundo pode não conseguir manter ou aumentar o valor dos imóveis que possui, ou pode não conseguir cobrar aluguel suficiente para cobrir seus custos de administração, por isso, é importante que os investidores façam uma análise cuidadosa antes de investir em um FII.



Se esse post lhe ajudou , compartilhe e deixe um comentário, ajuda muito na divulgação do blog


Controle e Gestão das Finanças pessoais   Uma pesquisa contida no livro "O milagre da manha" revela que a cada 100 pessoas, apenas...