DRE - Demonstrativo de Resultados

DRE ( Fluxo de caixa )


Fluxo de caixa - DRE


Você sabe a diferença entre Despesa ?

  E sabe qual a diferença entre amortização e Juros de um empréstimo ou financiamento ?

 Sabia que saber a diferença entre eles pode fazer sua empresa lucrar mais ?


 Pois é , o Demonstrativo de Resultados de uma empresa é algo extremamente importante e por experiencia veja que principalmente as pequenas instituições não possuem esse item tão primordial. Creio que muitos nem fazem ideia do que se trata.


 Nesse artigo vamos aprender a fazer essa diferenciação na pratica, sem muita enrolação , fazendo uma analise de um DRE - Demonstrativo de Resultados do Exercício) de uma empresa, respeitando a sequencia que pode ser padronizada para melhor compreensão.


 Aprendendo a Ler um DRE (Demonstrativo de resultados) 


  • A leitura é sempre de cima para baixo


Receita bruta = Valor total arrecado com as vendas no período (Trimestre , ano, etc)


(impostos diretos) = Impostos sobre o faturamento (ICMS / ISS / PIS/COFINS/ etc).


(Custos operacionais) = Custo para gerar o produto/ serviço. Na indústria chamamos de CPV (Custo de produto vendido). No comercio CVM (Custo de mercadoria vendida) . Em serviços CSP (Custo de serviço Prestado). Lembrando que o que esta ligado ao processo produtivo é considerado CUSTO.


SG&A (Despesas não Financeiras) = Despesas comercial, administrativo e financeiro para obter receita. Divide-se em  despesas (comerciais) , (Administrativas) e (Gerais), dai a sigla SG&A. Lembrando que o que é ligado ao processo produtivo é CUSTO e o que não esta ligado ao processo produtivo é DESPESA.


EBITDA = São os ganhos antes de Juros , impostos, depreciação e amortização , porem a sigla é do Inglês. Mostra qual é a geração de caixa da empresa/ negocio do ponto de vista Operacional.


Depreciação = É a diminuição de valor dos elementos envolvidos considerando desgaste, ações da natureza , obsolescência. Isso é importante considerar para que o empresário não pague impostos sobre isso, é um valor não caixa, pois o empresário não paga isso.


Despesas financeiras = Pagamento do Juros do financiamento , do dinheiro que foi pego emprestado , do equipamento que foi investido. Dai a importância de identificar o que é o JUROS em um sistema de financiamento. Por questão contábil , é importante identificar , você abate esse valor antes de calcular o imposto de renda, consequentemente paga menos imposto e aumenta o lucro.


LAIR ( Lucro tributável) = Resultado Antes de distribuir o lucro (Dividendos / participação de funcionários / Etc) e antes de pagar Imposto de renda (IR). É com base nesse valor que será calculado o imposto de renda a ser pago.

Imposto de renda + CSSL (Contribuição social) = IR é o imposto pago ao governo pelo lucro obtido , hoje o IR é de 25% sobre o lucro tributável .

 A contribuição social é de 9% sobre o lucro tributável, ou seja, estamos falando em um valor total de 34% sobre o lucro tributável.


Lucro líquido = É o lucro liquido gerado pela empresa no período determinado (Ano, trimestre, etc).


Depreciação = Para calcular o fluxo de caixa, deve ser devolvido o valor de depreciação ao calculo, pois lembra, esse valor não saiu, foi apenas considerado uma “perda” para redução do impostos do governo.


Amortização do financiamento = Por outro lado, agora eu retiro o valor de amortização dos financiamentos adquiridos, esse valor não haviam sido retirados ainda. Ai vem mais uma importância de identificar esse item nos sistemas de amortização de financiamento. A amortização não da “desconto” de impostos do governo, pois é um valor que esta vindo para sua mão, por isso não foi abatido antes. se não você teria desconto de imposto por pegar um valor emprestado. Como ele não havia sido descontado para fins de cobrança de impostos, agora nós o descontamos.


Fluxo de caixa Líquido =  Esse é o resultado do que de fato entrou e saiu da empresa. O que entrou , o que saiu do bolso, e o Fluxo de caixa é o que sobrou. Repare que esse valor não desconta a depreciação de equipamentos, somente as saídas efetivas de dinheiro.




Se esse post lhe ajudou , compartilhe e deixe um comentário, ajuda muito na divulgação do blog

Controle e Gestão das Finanças pessoais   Uma pesquisa contida no livro "O milagre da manha" revela que a cada 100 pessoas, apenas...